sexta-feira, 12 de setembro de 2008

É esta a actual fase: METAMÓRPHOSIS

Em biologia,é uma mudança na forma e na estrutura do corpo (tecidos, órgãos), bem como um crescimento e uma diferenciação, dos estados juvenis de muitos animais, como até chegarem ao estado adulto. Depois do nascimento, os animais podem sofrer dois tipos de desenvolvimento: direto, ou indireto. No desenvolvimento indireto os animais que nascem diferem significativamente da forma adulta, assim os indivíduos passam pela metamorfose. Já no desenvolvimento direto, os animais já nascem com a forma definitiva, pois são muito semelhantes aos adultos, como por exemplo o ser humano.
Normalmente as metamorfoses são acompanhadas pela mudança de habitat ou de hábitos podendo, no entanto ocorrer sem que haja tais alterações.

Alguns exemplos de metamorfose, com mudança de habitat ou de hábitos, são encontrados em muitos insetos e anfíbios. As libélulas são insetos aquáticos durante a idade prematura, apresentando-se como voadores na idade adulta. As rãs sofrem metamorfose transformando-se de um girino aquático até um anfíbio (forma definitiva). Outros exemplos são muitos invertebrados aquáticos que nadam livremente durante horas no início da vida, fixando-se em seguida a um substrato onde vivem a restante a vida sem locomoção, como é o caso dos urocordados. As borboletas e as traças quando na fase larval têm peças bucais mastigadoras e depois se transformam em insetos voadores com essas peças especializadas na sucção.

1 comentário:

Fozeira disse...

ola catia...

Fico feliz por ti...desculpa so responder agora mas o cruzeiro terminou hoje e ja nao tenho tanta paciencia para a net:)

Quando vais para Londres? tenho tanta coisa para te contar que nem sei por onde comecar. Porque nao me fazes tu as perguntas do que queres saber? Respondo-te brevemente, ok???

O meu mail e portodolado@gmail.com

Beijinho